FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2016 CONFIRA TUDO QUE VAI ACONTECER - Garanhuns Eventos | Notícias e Entretenimento

Ultimas Notícias

Contrate para sua festa Heróis e Princesas

test banner

quarta-feira, 13 de julho de 2016

FESTIVAL DE INVERNO DE GARANHUNS 2016 CONFIRA TUDO QUE VAI ACONTECER

Vai começar mais uma temporada de inverno e muita cultura em Pernambuco. De 21 a 30 de julho, o 26º Festival de Inverno de Garanhuns movimenta todo o Estado com uma intensa agenda de difusão e formação nas mais diversas linguagens artístico-culturais.

Do forró à música erudita, da cultura popular à atração reconhecida em todo o País, o FIG 2016 reafirma seu compromisso com a promoção dos artistas nacionais, com destaque para a inquestionável riqueza da produção cultural nordestina.

Além de shows musicais, milhares de pessoas terão acesso gratuito a mostras de Cinema, Fotografia e Artes Visuais; ações de Design, Moda, Artesanato e Literatura; espetáculos de Circo, Dança e Teatro; apresentações de Cultura Popular; e a uma vasta programação de Formação Cultural, como oficinas e rodas de diálogo. A valorização do Patrimônio Cultural pernambucano, dos saberes de Povos Tradicionais e o enlace entre Cultura & Educação também figuram como eixos centrais do 26º Festival de Inverno.

HOMENAGEM A NANÁ VASCONCELOS - A dedicação de Naná às artes e seu empenho em revelar ao mundo toda a força da nossa cultura inspiram o FIG 2016. São qualidades que se refletem numa programação diversa, plural, que amplia diálogos entre tradição e novidade, do jeito que Naná sempre estimulou.

Marcando a abertura oficial do FIG (quinta, 21/7), o Grupo Voz Nagô, o músico Zé Manoel e a intérprete Virgínia Rodrigues vão cantar para Naná na Catedral de Santo Antônio. O Concerto Afro-nordestino contará com a presença do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara e do Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis. Já na noite do sábado (23), todo o público da Praça Mestre Dominguinhos vai poder reverenciar o percussionista – único brasileiro vencedor de 8 prêmios Grammy - falecido no último 9 de março. É que Zeca Baleiro e Paulo Lepetit vão apresentar, pela primeira vez em Pernambuco, o projeto Café no Bule, uma verdadeira mistura de aromas musicais e sonoridades brasileiras - uma das últimas ‘invenções’ e parcerias artísticas de Naná.

POLOS OFICIAIS - A programação vai se espalhar novamente por toda a Garanhuns, ocupando os 20 polos oficiais e também ruas e praças, por meio de intervenções e atividades descentralizadas.

> PALCO MESTRE DOMINGUINHOS - Local do maior palco do festival, a Praça Mestre Dominguinhos (antiga Guadalajara) será tomada por um público diverso, durante nove dias de shows. Os destaques do primeiro fim de semana são grandes intérpretes e compositoras da música brasileira: Elza Soares, Gal Costa, Karina Buhr, Larissa Luz e Elba Ramalho. 

Mantendo o pique da programação, também se apresentam por lá artistas e grupos admirados em todo o país, como os pernambucanos Alceu Valença, Otto, Santanna, Siba e Maciel Melo; as bandas Nação Zumbi e Academia da Berlinda; e as cantoras Roberta Sá e Margareth Menezes. Encerrando a programação no sábado (30), sobem ao palco a caruaruense Fulô de Mandacaru e uma referência da música pop nacional, a banda Biquini Cavadão.

> PALCO POP - Uma apurada seleção de música contemporânea - com recorte para a cena autoral nordestina - é o que o público do festival vai encontrar nesta edição do Palco Pop. Do rap da Combo X ao reggae da N’Zambi, passando pela excelência de intérpretes e compositores como Geraldo Maia, Sandyalê, Nuria Mallena, Mônica Feijó, Valdir Santos, Zeca Viana e Erasto Vasconcelos, o polo recebe as mais diversas sonoridades, em cinco dias de programação.  O rock das bandas Volver e Plutão Já Foi Planeta, além do hardcore da Saga HC e Diablo Motor também estão confirmados no palco, agora em novo local, bem próximo à Rodoviária (atrás do Parque Euclides Dourado).

> PALCO FORRÓ - O ritmo mais nordestino que existe segue merecendo um palco dedicado a perpetuar o legado de mestres como Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Serão cinco madrugadas de shows, aquecendo Garanhuns com o melhor do nosso forró cantado e dançado por atrações como Gennaro, Derico Alves, Bia Marinho, Beto Hortis, Petrúcio Amorim, Walkiria Mendes, Maria da Paz, Irah Caldeira e Liv Moraes.

> PALCO INSTRUMENTAL - Um dos pontos turísticos mais charmosos de Garanhuns, o Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo), acolhe novamente o Palco Instrumental. A programação oferece uma excelente miscelânea do gênero, contemplando artistas e grupos de outros estados nordestinos, como o Ceará, representado pelo grupo Murmurando e o músico Cainã Cavalcante; a Paraíba, de onde vem o grupo Burro Morto; e o Rio Grande do Norte, com o Candeeiro Jazz. Entre as atrações pernambucanas, destaque para Vitor Araújo, Gilú Amaral, Bozó Sete Cordas, Daniel Podsk, Orquestra Pernambucana de Choro, Banda Kalouv, Wassab e o projeto Guitarras do Nordeste.

> PALCO DE CULTURA POPULAR - Cerca de 60 atrações de diversos municípios pernambucanos vão animar oito dias de programação no Palco de Cultura Popular. São mestres e grupos representantes das mais variadas expressões, como Reisado, Cavalo Marinho, Maracatu, Ciranda, Quadrilha, Coco, Afoxé, Samba, Caboclinho, Pífano e Boi. Entre eles, Patrimônios Vivos de Pernambuco.

> MÚSICA NA CATEDRAL -A Igreja de Santo Antônio recebe, em mais uma edição do FIG, uma programação musical de rara beleza, sob a curadoria do XII Virtuosi na Serra e do Conservatório Pernambucano de Música (CPM). No domingo (24), a programação do Virtuosi presta uma bela homenagem a Naná Vasconcelos. Já na programação do COM no FIG, os grupos SaGRAMA, Pau Brasil e a cantora Mônica Salmaso são alguns destaques. (Com informações da SECULT/Fundarpe)



Confira a programação completa clicando AQUI
http://www.garanhunseventos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário