Missa do Vaqueiro terá vaquejadas, forró pé-de-serra e Pedrinho Pegação - Garanhuns Eventos | Notícias e Entretenimento

Ultimas Notícias

Post Top Ad

Banner_anuncie_aqui%2B-0001

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Missa do Vaqueiro terá vaquejadas, forró pé-de-serra e Pedrinho Pegação


O município de Serrita, localizado no Sertão pernambucano, irá sediar nesta semana mais uma edição da Missa do Vaqueiro, evento cultural e religioso que chega a sua 47ª edição em 2017. A festa será realizada da quinta-feira (20) até o domingo (23), contando com atrações como Flávio Leandro, Joquinha Gonzaga, Flávio José, Josildo Sá, Coral Aboios e o tradicional culto ecumênico no dia do encerramento. Com entrada gratuita, os visitantes também poderão assistir a vaquejada e rodas de forró, com sanfoneiros e apresentações de repentistas e aboiadores.


A programação terá início na quinta-feira com apresentação de Leninho de Bodocó, às 21h, em Ipueira, um distrito da cidade. Na sexta-feira (21), será realizada a vaquejada, juntamente com a roda de forró que contará com a presença dos músicos Cosmo do Acordeon e Elmo Oliveira. A segunda noite do evento será encerrada com shows de Donizete Batista, Kinho Callou, Forrozão Rei do Gado, Caninana e Pedrinho Pegação.

Além de vaquejada, o sábado (22) será contemplado por um pega de boi, às 9h, no Sítio Favinha. Após às 16h, outra roda de forró agita o público com Eralson Romão e Vital Barbosa, enquanto Joquinha Gonzaga, Flávio Leandro, Flávio José e Érika Diniz se apresentam no palco principal. Entre os shows, o Grupo Cultural Luz do Sertão irá realizar uma coreografia de xaxado.

No domingo (23), último dia do evento, os visitantes poderão contemplar o culto ecumênico em homenagem ao ofício dos vaqueiros e em memória de Raimundo Jacó, vaqueiro que deu origem ao evento. O momento, que será celebrado por Dom Magnus, da Diocese de Salgueiro, também vai contar com a participação dos cantores Josildo Sá, Flávio Leandro, Coral Aboios, Ranieri, do repentista Pedro Bandeira e dos aboiadores Chico Justinho, Fernando e Ronaldo.

A história da Missa

A tradição conta que Raimundo Jacó foi um vaqueiro habilidoso, famoso por atrair o gado com o seu canto. Por causa de seu talento, foi assassinado em uma emboscada. Três anos depois, sua história foi imortalizada pela música de Luiz Gonzaga, A morte do vaqueiro. O próprio mestre Lua se juntou ao padre João Câncio dos Santos para fazer do caso de Jacó o mote para o ofício do vaqueiro e a celebração da coragem. Assim, desde 1970, o Sítio Lajes, em Serrita, realiza a Missa anualmente, sempre no quarto domingo do mês de julho.

Confira a programação completa:

Quinta-Feira (Dia 20)

21h Leninho de Bodocó

Sexta (Dia 21)

Vaquejada
Rodas de Forró: Elmo Oliveira E Cosmo do Acordeon
Donizete Batista
Kinho Callou
Forrozão Rei do Gado
Caninana
PEDRINHO PEGAÇÃO

Sábado (Dia 22)

Vaquejada
9h Pega de boi na Fazenda Favinha
Rodas de Forró: Eralson Romão, Vital Barbosa e Grupo Cultural Luz do Sertão
Joquinha Gonzaga
Xaxado - Grupo Cultural Luz do Sertão
Flávio Leandro
Flávio José
Érika Diniz

Domingo (Dia 23)
Dom Magnus celebra a 47ª Missa do Vaqueiro 
Josildo Sá
Flávio Leandro
Coral Aboios
Repentista: Pedro Bandeira
Aboiadores: Chico Justinho, Fernando e Ronaldo
Ranieri, próximo ao Ginásio Poliesportivo

SERVIÇO
47 anos da Missa do Vaqueiro
Onde: Parque Estadual João Câncio - Serrita/Pernambuco
Quando: 20 a 23 de julho
Quanto: Gratuito











Garanhuns Eventos no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here