Lançado o edital nacional do FIG 2019



 Está dada a largada para o 29º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2019): shows, cortejos, intervenções, recitais, concertos, vivências criativas, espetáculos, desfiles, exposições, mostras, ações de patrimônio cultural e outras atividades culturais reunidas numa dos municípios mais charmosos do agreste de Pernambuco. O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulga, nesta sexta-feira (5/abril), seu edital de inscrição e seleção de propostas, cujo prazo vai de 12 de abril a 07 de maio, de forma presencial ou por correspondência. O FIG 2019 acontece na segunda quinzena de julho, em diversos polos e palcos espalhados em Garanhuns.
Poderão apresentar propostas pessoas físicas ou jurídicas, de todo território nacional, que comprovem sua atuação na atividade artístico-cultural. Serão aceitas inscrições em atividades artístico-culturais (shows, performances, recitais, exposições, desfiles, mostras, vivencias, etc) nos segmentos das: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Música, Patrimônio Cultural e Teatro.
“Esse processo que se inicia com a publicação do edital é muito importante, pois além de garantir transparência no julgamento e seleção das propostas, também se alinha aos avanços que cada linguagem artística vem construindo dentro de seus segmentos, em diálogo com quem está produzindo e criando as novidades em todos os setores da cultura. O FIG é um dos maiores festivais multi-linguagens do país e também uma plataforma que conecta artistas e grupos, entre si, e com seu público, promovendo uma circulação que é vital para a cadeia produtiva da cultura em Pernambuco”, comenta Gilberto Freyre Neto, secretário de Cultura de Pernambuco.
As propostas inscritas serão avaliadas em duas etapas. Na primeira, que é a análise preliminar, é verificado o cumprimento de todas as formalidades do edital. O resultado gera propostas habilitadas e inabilitadas (que ainda poderão recorrer da decisão). Num segundo momento, será feita análise artístico-cultural, que consiste na avaliação do conteúdo das propostas habilitadas na Análise Preliminar. As análises serão feitas por comissões constituídas de profissionais com experiência comprovada em suas áreas de atuação.
A listagem com as propostas classificadas na análise Artístico-Cultural estará disponível aqui no portal Cultura.PE e na sede da Secult-PE/Fundarpe. A informação referente ao resultado será divulgada no Diário Oficial do Estado. O prazo estabelecido para a divulgação de todo esse processo é 18 de junho.
A expectativa da Secretaria de Cultura e da Fundarpe é mais uma vez realizar um festival de grande impacto dentro do cenário da produção artística do estado. “O FIG tem uma história grandiosa e inspiradora para os que produzem arte e para os que a desfrutam. Todos têm uma história para contar sobre o FIG e é nesse sentido que continuamos a empreender todos os esforços, todos os anos, para garantir a qualidade do festival. Um processo de construção coletiva criteriosa, que abre uma vitrine para artistas e grupos de todas as linguagens da cultura, que ocupam a cidade durante nove, com muita arte e entretenimento. Temos certeza que vamos fazer mais um evento de muito sucesso de crítica e de público”, coloca o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.
Confira abaixo o edital e seus anexos:

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem