Abertura do Fig contou com espetáculo Auê que foi apresentado no centro cultural



O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti foi o palco da abertura oficial do 28º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), nessa quinta-feira (19). A solenidade, realizada no Teatro Luiz Souto Dourado, contou com a presença de autoridades municipais, além de um grande público formado por turistas e garanhuenses. Nesta edição, com o tema “Um Viva à Liberdade”, o FIG valoriza expressões artísticas, estéticas, políticas e religiosas. A primeira atração do evento multicultural foi o espetáculo “Auê”, interpretado pela Barca dos Corações Partidos, companhia do Rio de Janeiro.

Também prestigiaram a abertura o vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente; a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcia Souto; o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja; vereadores e secretários municipais. Durante a ocasião, Haroldo destacou a importância do evento para a cidade. “Recebemos pessoas de todo o país durante esses dez dias, o que valoriza os artistas de Garanhuns e potencializa nossos atrativos turísticos. Quero dar as boas-vindas à todos e que o festival se consolide cada vez mais em nossa cidade”, pontuou.


Como manda a pluralidade do FIG, “Auê”, dirigido pela pernambucana Duda Maia, misturou música, dança, teatro e circo em uma apresentação que foi vencedora do Prêmio Shell de 2016. No palco, oito artistas revezaram instrumentos e cantaram músicas autorais que exaltam o amor. “Essa cidade é linda e respira cultura, a gente espera voltar de novo. Todo ano ficamos torcendo para vir com algum dos nossos espetáculos. Esse festival é uma resistência, os outros estão acabando no Brasil e este continua de pé”, afirmou o ator Adren Alves.

O espaço também será destinado às artes cênicas do evento, com uma extensa programação que continua nesta sexta-feira (20), com o espetáculo Nuestra Senhora de Las Nuves, do grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte. “O espetáculo de hoje foi lindo. Já moramos aqui em Garanhuns e planejamos ficar até segunda-feira, na expectativa de que esta será melhor do que outras edições, pela qualidade dos artistas”, afirmou o recifense Élcio de Barros. 

Mestre Dominguinhos – Os shows do polo principal terão início nesta sexta-feira (20), na Praça Mestre Dominguinhos, a partir das 20h com show da Golden Hits Orquestra. Em seguida, às 21h, tem show de Anderson do Pife e Banda de Pífano Zé do Estado. Às 22h é a vez de Siba e a Fuloresta. Seguido pela Orquestra Santa Massa, às 23h. Encerrando a programação, às 0h30 quem sobe ao palco é o Cordel do Fogo Encantado.


Comentários

أحدث أقدم