Vigilantes de empresa de segurança paralisam atividades em Garanhuns, Caruaru, Goiana e Recife, reivindicando pagamento de salários atrasados


Na manhã desta segunda-feira (9/07), vigilantes que atuam nas unidades de saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, decidiram paralisar as atividades. Os trabalhadores de uma empresa privada, que presta serviços de segurança, se reuniram em frente ao Hospital Regional do Agreste (HRA). Os vigilantes alegam falta de pagamento dos salários, de vale-alimentação e ausência de outros direitos trabalhistas.

De acordo com o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Vigilantes de Caruaru, João Rodrigues, trabalhadores em Garanhuns e Goiana, na Região Metropolitana do Recife, também paralisaram as atividades. A categoria alega atraso de três meses na folha de vencimento e irregularidades no recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conforme o presidente do sindicato.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que está impedida legalmente de fazer, atualmente, repasses para a empresa Mandacaru por determinação da Justiça do Trabalho. A SES aguarda a resolução do caso e uma nova orientação da Justiça sobre a situação para realizar novos repasses financeiros à empresa. Importante ressaltar que a SES estava regular com os repasses à empresa que presta serviços..

Por fim, a Secretaria solidariza-se com os vigilantes e afirma que tem mantido o diálogo com os profissionais para que não haja prejuízo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). É necessário esclarecer que as empresas contratadas devem manter regularidade com as obrigações trabalhistas, premissa para recebimento dos pagamentos referentes ao serviços prestados.

O G1 disse que entrou em contato com a empresa que presta os serviços, mas ainda não obteve respostas.

Uma audiência foi marcada para terça-feira (10) na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Caruaru.

Informações - G1 Caruaru

Comentários

أحدث أقدم