Pesquisa feita em Garanhuns mostra rejeição ao FIG 2018



Uma pesquisa interna realizada pela Analysis – Pesquisa e Mercado em Garanhuns trouxe uma avaliação interessante sobre eventos realizados no município. Inexplicavelmente, o instituto não colocou a Magia do Natal no rol de festas a serem avaliadas pelos entrevistados, o que deixou o embate por contra do neófito Festival Viva Dominguinhos e o já veterano Festival de Inverno de Garanhuns, e vocês já devem imaginar que, pela quantidade de polêmica que teve a edição 2018 do FIG, o evento não foi bem avaliado. Imaginaram certo

De acordo com a pesquisa o FIG, teve 33,3% de aprovação (ótimo e bom) e 55,8% de desaprovação (ruim e péssimo). 11% dos entrevistados não responderam ao questionamento. Certamente as questões éticas, morais, religiosas e a discussão incessante sobre liberdade de expressão x respeito a fé cristã derrubaram e muito a popularidade do FIG 2018, sobretudo quando sabemos que a grande maioria dos moradores de Garanhuns são declaradamente cristãos. E, convenhamos, não é nada agradável para um cristão, ouvir no maior evento de sua cidade um artista chamando Jesus de gay, bicha ou travesti.

Do outro lado, a intolerância, o ódio e a homofobia permearam os perfis das redes sociais durante os 10 dias de evento. Ofensas, xingamentos contra a classe LGBT acirraram os ânimos dos internautas e a discussão virou um festival de palavrões e baixaria. Tudo por conta da (não percam a conta) inclusão, (FUNDARPE). depois exclusão (FUNDARPE), inclusão novamente, (AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO); exclusão (MANDADO DE SEGURANÇA DA OPEGAR) e inclusão final (LIMINAR DO PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO TJPE) da peça O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu, que chegou a ser encenada em Garanhuns, mas teve a última sessão marcada por tumulto.
Já o Viva Dominguinhos foi avaliado positivamente por 62,6% dos entrevistados e negativamente por 25,5%. 12% não souberam ou não responderam ao questionamento. 

O Estudo foi realizado entre os dias 9 a 10 de agosto, sendo marcado pela aplicação de 400 questionários, em 30 localidades diferentes do Município, inclusive nos distritos de São Pedro, Miracica e Iratama. De acordo com a análise quantitativa e por amostragem, o intervalo de confiança é de 95%.  Além dos eventos, foram avaliados o desempenho dos Governos Municipal, Estadual e Federal, bem como serviços públicos, mas isso é assunto para uma outra publicação.

Do V&C Garanhuns.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem