Vacinação contra Sarampo e Poliomielite segue até o dia 31 de agosto em Garanhuns



Com o intuito de diminuir a possibilidade do retorno das doenças, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo foi aberta no início de agosto e durante todo o sábado (18), foi realizado o Dia D da mobilização, com o objetivo de atingir uma maior parcela da população indicada. As famílias de Garanhuns compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e aos pontos de apoio localizados no Espaço Colunata e na Praça Souto Filho, a Fonte Luminosa.

Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 54% da população de Garanhuns foi atingida. A prioridade da campanha são as crianças de um até menores de cinco anos, público mais suscetíveis às doenças e suas complicações. O Ministério da Saúde informou que a meta é vacinar cerca de 544,1 mil pessoas em Pernambuco. Todos os estados do país foram abastecidos com 871,3 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

A secretária de Saúde, Nilva Mendes, destacou a responsabilidade dos familiares em levar suas crianças para a campanha. “O país vive um momento de alerta na vigilância do sarampo e da poliomielite, doenças de notificação compulsória, que ameaçam nossa população. São graves e de fácil contágio, sendo portanto a vacinação um instrumento de grande eficácia na proteção dos indivíduos. E nesse contexto, os pais e responsáveis por nossas crianças são atores sociais importantes e fundamentais”, destacou a gestora da pasta.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP, a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. A campanha segue até o dia 31 de agosto e para se vacinar, basta comparecer a qualquer Unidade Básica, sempre das 08h às 16h na área urbana, e das 8h às 14h na área rural. 


Texto: Daniela Batista - (Secom/PMG)

Com informações do Ministério da Saúde

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem