Centro de Testagem e Aconselhamento em Garanhuns já realizou mais de 3 mil testes rápidos


Órgão é referência em ações de prevenção, diagnóstico e aconselhamento de infecções sexualmente transmissíveis no município
Desempenhando um papel importante dentro dos serviços de saúde em Garanhuns, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/Serviço de Assistência Especializada (SAE) — Espaço Pró-vida funciona como principal referência no desenvolvimento de ações de prevenção, diagnóstico e aconselhamento do HIV, hepatites B e C, sífilis, e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) no município.
O CTA/SAE conta atualmente com uma equipe formada por profissionais de medicina, enfermagem, biomedicina, psicologia e assistência social; além das coordenações de cada serviço. Com o trabalho desempenhado, já foi possível atender uma demanda de mais de 750 pessoas que passaram pelo local, durante o período de janeiro a agosto deste ano.
Com o intuito de diagnosticar casos de HIV, sífilis, e hepatite B e C, também foram realizados mais de 3 mil testes rápidos, que são de rápida execução, leitura e interpretação, o que possibilita um resultado em até 20 minutos após a testagem.
As atividades preventivas acontecem por meio da distribuição de preservativos, de forma gratuita, entre população, ações de rotina e Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Este ano, ao todo, já foram distribuídos mais de 440 mil preservativos e 15 mil lubrificantes.
A coordenadora do CTA, Fabíola Lins, destacou a importância do órgão para os atendimentos ”Queremos que a população saiba que este serviço está disponível, e é de grande relevância para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, além do encaminhamento e aconselhamento de pacientes do município”, pontua a servidora.
SAE — O Serviço de Assistência Especializada (SAE) — Espaço Pró-vida, funciona de forma integrada ao CTA, e tem como objetivo promover atendimentos, visando o acompanhamento em diversas esferas, e tratamento, para pessoas com HIV e hepatites virais.
O CTA/SAE funciona na rua Mato Grosso do Norte, n° 26, no bairro Boa Vista (próx. a sorveteria Doce Mel), de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, para os serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento. Já os atendimentos do Serviço de Assistência Especializada, acontecem às quartas-feiras, das 07h às 16h. O telefone para contato é (87) 3763-1790.

Comentários

أحدث أقدم