Parque Euclides Dourado em Garanhuns reabre com uso de máscara sendo obrigatório





Após quase quatro meses fechado por conta pandemia do coronavírus, o Parque Euclides Dourado, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, será reaberto ao público na segunda-feira (13). O uso de máscaras por funcionários e frequentadores será obrigatório. Neste primeiro momento, apenas a pista de corrida e caminhada, e o espaço para barras e abdominais estarão liberados.


Serão adotadas medidas para evitar aglomerações, não será permitida a reunião de pessoas e atletas. O horário de funcionamento do Euclides Dourado será reduzido, das 5h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para evitar aglomerações, aos sábados, domingos e feriados, inicialmente, o espaço vai funcionar apenas no período da manhã.

“O Parque estará sinalizado e vamos realizar campanhas educativas nas mídias sociais para que no horário compreendido entre 5h e 9h, as pessoas do grupo de risco possam ter prioridade. Todavia, não haverá proibições quanto à faixa etária dos frequentadores”, esclareceu o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio.

Os acessos de entrada e saída do parque serão modificados, contando com aferição da temperatura corporal na entrada. “O portão lateral, localizado na avenida Simôa Gomes, será usado apenas para casos de emergência. Vamos encorajar as pessoas a cumprirem as regras, porém só garantiremos o distanciamento social com a participação de todos. Todos devem entender esse novo momento que estamos vivenciando”, finalizou o secretário.

A higienização deve ser mantida com a instalação de 20 lavatórios em diversos pontos do parque, para que os cidadãos possam lavar as mãos com frequência. Também será disponibilizado detergente líquido e toalhas de papel para complementar o processo de higienização. O espaço passará ainda por um processo de desinfecção diária.

Atividades e áreas permitidas

As academias, biblioteca, quadras esportivas, inclusive as voltadas à prática do vôlei, futevôlei e futebol (no espaço de areia); bem como a pista de skate e o playground infantil, entre outras, permanecerão com atividades suspensas. Essas atividades serão reativadas gradativamente, de acordo com a análise do contágio de coronavírus no município.

Já as atividades de dança, step, step dance, funcional, jump e aeróbica, ofertadas pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, serão adaptadas, atendendo as medidas de distanciamento e desinfecção de equipamentos. Elas também serão retomadas de forma gradativa e com medidas de segurança. As atividades ministradas por treinadores pessoais serão restritas a um aluno por profissional, sem o uso de equipamentos acessórios às práticas.

Novo atrativo

Além das ações visando evitar a proliferação e o contágio pelo coronavírus, nessa reabertura, o Parque ganhará um novo atrativo. Trata-se de uma escultura denominada “Seres em Convivência”, que foi confeccionada a partir de um tronco de eucalipto pelo artista plástico João Oliveira.

“Trata-se de um cenário de uma criança alimentando um cavalo, retratando a relação de cuidado e amizade entre os seres de diferentes espécies, numa mensagem que pode ser trazida para os dias atuais, principalmente para nós humanos”, explicou o artista plástico João Oliveira, autor de obras expostas no Parque Euclides Dourado.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem