Gonzaga de Garanhuns, Patrimônio Vivo, inaugura o seu Centro Cultural



Patrimônio Vivo de Pernambuco, Luiz Gonzaga de Lima, inaugura o seu Centro Cultural , no Agreste do Estado. O espaço preserva a cultura popular, ensino da folia de reis, exposição dos cordéis do artista, história dos transportes municipais e uma bodega com bebidas artesanais.


 



Apesar da dificuldade financeira e a pandemia do Covid-19, o mestre de reisado Gonzaga de Garanhuns e seu filho Clodoaldo Lima, inauguram em outubro deste ano o Centro Cultural Gonzaga de Garanhuns, no qual conta a história do artista que é Patrimônio Vivo de Pernambuco e o primeiro cordelista da cidade que leva em seu nome. O visitante vai poder apreciar as obras de cordéis escritas por ele, bem como as roupas características da folia de reis, também o local encontra uma biblioteca com livros escritos pelo Gonzaga e sobre a cultura. Além disso, o local há uma pequena bodega onde Seu Gonzaga, como também é conhecido, oferece aos turistas algumas doses de temperada que são fabricadas artesanalmente e ouvir citações dos seus versos de cordel. Também é possível observar algumas miniaturas que contam a história dos ônibus em Pernambuco e todas as peças são feitas à mão por Clodoaldo  



“Esse espaço cultural em que eu e meu filho enfrentamos tudo, tem o intuito de transmitir a cultura na cidade e temos um planejamento para que seja possível ser um ponto turístico de Garanhuns”, comenta Gonzaga de Garanhuns sobre o objetivo do seu Espaço.



Histórico - Luiz Gonzaga tem 77 anos de idade e promove o reisado desde 1955 e fundou oito grupos, em 2018 recebeu o título de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco pela Secretaria Estadual de Cultura juntamente com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Gonzaga de Garanhuns também escritor do “Garanhuns em Versos-um pouco de sua história” e cordelista com mais de 350 títulos de sua autoria e escrevendo até em espanhol e holandês. “A cultura popular faz parte da nossa alma, é a nossa tradição, também está em nosso viver e vejo em Garanhuns um local rico em cultura como em todo Pernambuco”, ressalta ele a importância e a riqueza da cultura popular para a população.




Serviço:


Local: Rua da Liberdade,1474, Heliópolis, Garanhuns


Horário de funcionamento: Com agendamento- devido a pandemia


 Telefone (87) 98175-1902 – Clodoaldo Lima


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem