CRONOGRAMA CAPILAR: Para quer serve e como montar o seu?







cronograma capilar é uma das melhores técnicas quando o assunto é a recuperação completa dos fios. A técnica também ajuda a cuidar melhor das madeixas e deixá-las deslumbrantes. Separamos dicas especiais que te farão entender o que é cronograma capilar.

 

  • O que é cronograma capilar?

É uma rotina de cuidados com os cabelos que intercala três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. Dessa forma, é possível montar um tratamento de acordo com as principais necessidades da sua madeixa.

Cada etapa do cronograma capilar oferece benefícios específicos para todos os tipos de cabelos. Também pode ajudar fios que sofram com as ações químicas e o uso excessivos de ferramentas de calor.

 

  • Para quem é indicado?

Qualquer pessoa pode fazer, independente da curvatura do fio, principalmente quem tem cabelos quimicamente tratados e/ou faz uso da prancha (chapinha), secador e babyliss com frequência.


Ao escolher o cronograma ideal para o cabelo, de acordo com sua necessidade, a alternância de produtos deve ser feita semanalmente. Após entender quais os benefícios de cada etapa, não tem segredo sobre como fazer cronograma capilar.

 

  • Quais são as etapas essenciais em um cronograma capilar?

Como falamos acima, para fazer um cronograma capilar completo, é necessário que os principais tipos de tratamento estejam presente na sua rotina de cuidados. Considerando as 3 etapas do cronograma, precisamos de no mínimo 3 produtos que sejam de acordo com o objetivo de cada uma. Pra isso, precisamos entender o que é cada etapa e o que ela trata:

 

Hidratação

Um dos tratamentos mais conhecidos é a hidratação que repõe a água da fibra capilar, perdida todos os dias. Com ela, é possível agregar maciez aos fios e diminuir a quebra e o ressecamento.

Outro ponto positivo é que ela prepara o cabelo para que ele consiga receber, da melhor forma, todo o tratamento feito nas outras etapas. Afinal, mesmo que você faça um cronograma capilar simples, os resultados são incríveis.

 

Nutrição

Nessa fase, são devolvidos os óleos naturais aos fios, por meio de cremes nutritivos ou pela umectação — tratamento à base de óleo vegetal. Na nutrição, é possível proteger os fios da perda de água e do ressecamento.

Isso porque ela é responsável por repor os lipídios dos cabelos, ou seja, devolver os óleos produzidos pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Dessa forma, garante que os fios fiquem hidratados, bonitos e saudáveis.

 

Reconstrução

Já na reconstrução, o cabelo é profundamente restaurado com a ajuda de uma máscara reconstrutora. Nessa etapa, é feita a reposição das proteínas e da massa capilar, que são perdidas por conta de químicas, ferramentas de calor e ações climáticas.

Por ser um tratamento potente, ele deve ser feito com moderação e apenas nos fios extremamente elásticos e danificados. Para esses casos, o tratamento pode fazer parte do cronograma semanalmente. Do contrário, o período indicado é a cada 15 dias.


  • Qual a duração do cronograma capilar?

Pode ser feito o quanto achar necessário, mas quem deve ditar isso é o próprio cabelo! Algumas pessoas podem sentir necessidade de dar uma pausa, pois o cabelo pode ficar pesado e oleoso. Sendo assim, faça uma pausa de 1 mês usando apenas produtos essenciais (shampoo, condicionador, creme de pentear) e volte normalmente.

 

  • Qual o cronograma capilar ideal?

Existem diversas tabelas prontas na internet, mas indicamos que você monte a sua própria adequando às necessidades do seu cabelo.





 

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem