O polêmico espetáculo com Jesus Cristo travesti vai se apresentar no Fig 2018


Polêmico em 2017 e duas vezes censurado, o monólogo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” vai se apresentar no FIG 2018 pela primeira vez. O espetáculo fará uma apresentação única, com entrada gratuita. A montagem chamou atenção nacional no ano passado por trazer a travesti Renata Carvalho no papel de Jesus Cristo o espetáculo tem rodado o Brasil.
Com texto de Jo Clifford e direção de Natalia Mallo, a peça faz a seguinte provocação: “e se Jesus vivesse nos tempos de hoje e fosse uma mulher transgênero?”. A proposta é recontar histórias bíblicas com uma perspectiva contemporânea e inclusiva, explicitando a opressão e intolerância das quais as pessoas trans são alvo constante. Em 2017, ações judiciais tentaram proibir o espetáculo em Jundiaí (SP) e em Salvador (BA), mas Renata conseguiu se apresentar em ambas as cidades mesmo assim.

Em declaração ao UOL, ela comentou toda a polêmica: “eu me vi, e ainda me vejo, como um corpo travesti que não deve circular em vários espaços. O que aconteceu não aconteceu contra a Renata, mas contra minha corporeidade travesti. Por isso que a representatividade é tão importante. A gente precisa humanizar e naturalizar a nossa presença e a nossa identidade”.

Apresentação está marcada para acontecer
Quinta-feira, 26/7
TEATRO ADULTO
19h – CONTOS NEGREIROS DO BRASIL
DIVERSO CULTURAL E DESENVOLVIMENTO (RJ)
3ª MOSTRA DE TEATRO ALTERNATIVO
21h – HISTÓRIAS BORDADAS EM MIM
AGRINEZ MELO (PE)

3ª MOSTRA DE TEATRO ALTERNATIVO
23h – O EVANGELHO SEGUNDO JESUS, RAINHA DO CÉU
NÚCLEO CORPO RASTREADO (SP)

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem