Programação do 29° Festival de Inverno de Garanhuns, FIG 2019



Está lançada a programação cultural mais aguardada de Pernambuco. O Governo do Estado inicia a contagem regressiva para o Festival de Inverno de Garanhuns, maior evento artístico do País, integralmente realizado com recursos governamentais. Coordenado pela Secretaria de Cultura e pela Fundarpe, o FIG 2019 conta ainda com apoio da Cepe Editora, Sesc e Sebrae, e parceria com a Prefeitura de Garanhuns. Confira aqui a programação completa.
De 18 a 27 de julho, o público poderá conferir a programação nos palcos, nas praças, nos parques, nos pavilhões, no teatro, no cinema e na catedral, pelas ruas e em diversos outros espaços da cidade, totalmente lotada de turistas e visitantes que vêm curtir, além do frio, sua programação imperdível. Além das milhares de pessoas que serão aguardadas nos 21 polos montados, o FIG 2019 vai registrar uma enorme audiência em todo o país por meio de transmissões em pelo menos cinco emissoras de TV, uma dezena de emissoras de rádio e inúmeros canais web.
O Governo do Estado não está medindo esforços financeiros, de pessoal, equipamentos e ações para garantir o sucesso da 29ª edição do FIG. Além da Secretaria de Cultura e Fundarpe, mais de uma dezena Secretarias e órgãos estaduais estão envolvidos, como as Secretarias de Defesa Social, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Política de Prevenção às Drogas, Turismo, Mulher, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Infraestrutura e Recursos Hídricos; Meio Ambiente e Sustentabilidade, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, DER, Detran, Polícia Cientifica e o Conservatório Pernambucano de Música.
Essas instituições governamentais estão levando serviços diversos, garantindo ações efetivas em diversas áreas, como segurança, saúde e infraestrutura. São ações voltadas para apoiar a população e os turistas durante os 10 dias do FIG, garantindo que esse, que é considerado o maior festival multiartistico do Brasil tenha sucesso mais uma vez.
Seguindo a tradição, o festival elege um grande homenageado e, em sua 29ª edição, a vez é do paraibano Jackson do Pandeiro, cujo centenário de nascimento é celebrado este ano. A obra de Jackson é uma influência definitiva para a música brasileira, nos mais variados gêneros e estilos. A homenagem a Jackson será uma tônica no FIG, não só com um tributo no Palco Dominguinhos, mas também em espaços como a Praça da Palavra, onde haverá o lançamento do livro Jackson em Quadrinhos, do escritor Fernando Moura, biógrafo de Jackson. A Praça da Palavra, por sua vez, também elege um homenageado, que este ano é o escritor, poeta, cineasta, tropicalista Jomard Muniz de Britto.
A força do FIG está não apenas no entretenimento que promove – shows, concertos, espetáculos, exposições, cursos, seminários e encontros diversos -, mas também no fato de ser uma vitrine do que de mais atual está sendo produzido pelos artistas nacionais, das mais variadas linguagens da arte. Na música, este ano o FIG traz nomes como Alcione, Elba Ramalho, Lenine, João Bosco, Roberta Miranda, Fafá de Belém, Eddie, Tony Garrido, Zélia Duncan, Céu, Otto, Jards Macalé, Ave Sangria, entre outros, espalhados seis polos musicais: Palco Mestre Dominguinho, Palco Pop, Palco Forró, Palco Instrumental, Palco da Cultura Popular, além do Som na Rural e dos projetos Virtuosi na Serra e do Conservatório Pernambucano de Música na Catedral de São Pedro.
Outra linguagem que tem um público cativo durante os 10 dias do festival é artes cênicas. A programação para quem acompanha teatro, dança e circo movimenta a cidade. Logo na abertura, na quinta-feira (18), teremos o espetáculo O Som e A Sílaba, do consagrado diretor Miguel Falabella. A encenação ocorre no Teatro Luís Souto Dourado, local que recebe duas peças por dia a partir da sexta (19).
No polo de circo, uma novidade que deve agradar é a duplicação das sessões durante os fins de semana. Ampliando a única sessão, que antes atraia diariamente duas mil pessoas, a organização pretende atender a demanda de quem não consegue espaço na lona.
“Temos algumas boas novidades no FIG deste ano, como a volta das sessões no cine Eldorado, bem como mais sessões de circo, e a programação especial para infância e famílias que estamos chamando de Figuinho. Estamos promovendo os ajustes e correções necessárias para que o povo possa usufruir de um festival da melhor qualidade, com produção de Pernambuco e fora do estado e padrão nacional de referência, para que a gente leve para Garanhuns o que tem de melhor na cultura, nesses dez dias de evento. Um festival de inverno à altura da cultura pernambucana e da cidade de Garanhuns. E o FIG também trata disso, de formação de plateias. Será minha primeira vez no FIG como organizador e estou muito entusiasmado com o que está proposto”, comenta o secretário de Cultura, Gilberto Freyre Neto.
“O FIG é fruto de um criterioso processo de curadoria, que começa numa convocatória pública e finaliza numa grade de programação que atinge públicos diversos, desde os que querem os artistas mais aclamados, aos que desejam acompanhar a produção mais alternativa da música, das artes cênicas, da dança, do cinema, ou das famílias com crianças, que têm no FIG não apenas uma opção para as férias para os filhos, mas a chance de colocá-los, desde cedo, em contato com a produção cultural e artísticas do país. Por isso, é um motivo de muita alegria para nós do Governo de Pernambuco, a cada ano, realizar o festival de Inverno de Garanhuns”, ressalta Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.
DESTAQUE DO FIG 2019
MESTRE DOMINGUINHOS – Principal palco do FIG, vai receber as apresentações de Elba Ramalho (sexta, 19), Zélia Duncan (sábado, 21), Karina Buhr, Letrux, Céu (domingo, 22). Segunda, noite do brega com Kitara e Priscila Sena entre as principais atrações. A terça (23) tem show de Roberta Miranda. Otto e Lenine estão na quarta (24).
PALCO POP – O Pop é o lugar para se ficar antenado nas novidades da música contemporânea, sem esquecer de quem tem um trabalho consolidado. Exemplo do icônico Jards Macalé, que vem com banda nova lançando Trevas, após quase vinte anos canções inéditas. Cacá Machado é um violonista paulista (e pesquisador musical) que vem se destacando com seu repertório de sambas, choros e valsas, presentes no disco novo, Sibilina, que vem sendo festejado por onde é tocado. Do Recife (mas morando hoje em SP), Diomedes Chinaski mostra porque seu rap conquistou rapidamente o gosto de milhares de jovens pelo País. E assim segue o palco Pop, com Igor de Carvalho, Banda Eddie, Ave Sangria, Francisco El Hombre e tantos outros artistas. Se você gosta de conhecer as novidades da música, é pra lá que tem que ir.
FORRÓ – A cultura nordestina diz que festa boa só acaba com um bom rala bucho. O palco do forró celebra todos os anos, no FIG, essa nossa tradição. Tem ainda a missão de consagrar o gênero como uma música para todas as épocas do ano. Gennaro, Dudu do Acordeon, Josildo Sá, Bia Marinho, Quinteto Violado, entre outros, levam seus shows para lá, este ano.
INSTRUMENTAL – Considerado o polo mais charmoso do FIG, o palco localizado no Parque Ruber van der Linden recebe uma programação para quem curte música instrumental. Entre os dias 23 e 27 de julho, o público vai poder conferir apresentações dos músicos Henrique Annes (PE) e João Camarero (SP), uma apresentação especial com o Maestro Duda, além da banda Kalouv .
CATEDRAL – A Catedral de Santo Antônio segue como polo para apreciação de instrumentistas e cantores que chegam a Garanhuns com as programações do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e o Festival Virtuosi, parceiros do FIG. Das atrações sob a curadoria do CPM, destacam-se Ayrton Montarroyos, João Bosco e um tributo ao cantor e compositor Luiz Vieira.
FORMAÇÃO – Voltadas para diversos públicos, as oficinas formativas do festival iniciam na segunda (22), indo até a sexta (26). Serão 13 cursos nas áreas de profissionalização (iluminação, sonorização, direção de palco e roadie, direção artística e cinema de animação), aperfeiçoamento (produção cultural e documentação) e sustentabilidade (aproveitamento de alimentos e dobraduras para ecogastonomia). As capacitações ocorrem na Casa dos Saberes, na unidade da Funase e na comunidade quilombola de Castainho.
SOM NA RURAL - Caminhando pelo Parque Euclides Dourado, você pode se deparar com um veículo do século passado, mas completamente adaptado aos novos tempo. O estilo colorido e mambembe do Som na Rural mistura gêneros que tem atraído cada vez mais público A programação por lá já abre na sexta-feira (19), a partir das 18h, e segue até o sábado (27). Entre as atrações confirmadas estão a banda punk Devotos e a cantora Sofia Freire.
CINEMA – A programação do Cine Eldorado volta este ano com sessões a partir da sexta-feira (19) e destaque para exibições diurnas voltada para infância e família. À noite, produções pernambucanas e nacionais para quem está em Garanhuns mas quer “fugir” da programação dos palcos.
PLATAFORMA FIG – Pelo terceiro ano, o Festival promove a ação especial Plataforma FIG, um encontro entre artistas do Estado com programadores de importantes festivais de música do Brasil, além de jornalistas especializados e outros agentes da cadeia produtiva da música.
PRAÇA DA PALAVRA - Este ano, a Praça da Palavra recebe o nome de Jomard Muniz de Brito, homenageado do espaço. Por lá, recitais, contações de histórias, debates, lançamentos de livros. Estandes de venda de livros e lounge de leitura para visitantes. No sábado, Jomard participa de uma mesa com Maria Alice Amorim (PE) e Sthephany Metódio (PE). Ainda neste dia o público confere o lançamento do Livro Planet Hemp, Mantenha o respeito, com Pedro de Luna (SP). No domingo, é a vez da poeta pernambucana do Slam das Minas, Bell Puã, lançar o livro Lutar é crime. E durante toda semana, muitos lançamentos importantes, debates e conversas imperdíveis.
ARTES CÊNICAS – Abrindo a programação do FIG 2019 no Teatro Luis Souto Dourado teremos o espetáculo O Som e A Sílaba, de Miguel Falabella. A peça foi escrita especialmente para artistas Alessandra Maestrini e Mirna Rubim, que além de atrizes são cantoras com vivência no mundo lírico. No polo de circo, uma novidade que deve agradar é a duplicação das sessões durante os fins de semana. Ampliando a única sessão, que antes atraia diariamente duas mil pessoas, a organização pretende atender a demanda de quem não consegue espaço na lona.
PATRIMÔNIO – Três ações voltadas para a preservação do patrimônio cultural compõem a programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2019: Um encontro sobre a Salvaguarda dos Reisados de Pernambuco; A oficina Educação Patrimonial, voltada para elaboração de Inventários Participativos; e uma exposição sobre a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco (2008-2019). A mostra apresentará um pouco deste evento criado em 2008 e que reúne mostras, oficinas, jogos, visitas, celebrações e ocupações de espaços públicos sobre a preservação do patrimônio.  A exposição ficará à mostra na Praça Souto Filho (ao lado da Praça da Palavra), de 19 a 27 de julho. A visitação é de segunda à quinta-feira, das 14h às 20h; e sexta a domingo, das 10h às 20h.
GASTRONOMIA – A gastronomia do agreste pernambucano é destaque na programação do FIG e traz nesta 29ª edição, através da culinária, uma discussão sobre a sustentabilidade neste setor. São dezenas de atividades espalhadas por Garanhuns e no Quilombo Castainho, entre lançamento de livros, mesas e debates, e palestras sobre assuntos como reaproveitamento integral dos alimentos e soluções sustentáveis para merenda escolar.
FIGUINHO – A 29ª edição do FIG apresenta uma novidade voltada para o público infanto-juvenil em 2019: O Figuinho, que vai contar com uma série de atividades voltadas para a garotada. Em toda a programação do Festival haverá um selo do Figuinho indicando quais atrações são direcionadas para a criançada. Além do circo, do Outras Palavrinhas e das apresentações de teatro-infantil, haverá pela tarde uma programação inédita no Palco Pombo/Instrumental nos dois sábados (20 e 27 de julho) do Festival, com atrações musicais, apresentações de teatro e brincadeiras infantis.
ARTESANATO – A parceria com o Sebrae está garantindo mais uma edição do Armazém das Artes e Negócios. Este ano, serão 75 estandes ocupados pelos artesãos selecionados pelo Sebrae ou por meio de um edital convocatório promovido pela Secult/Fundarpe para ocupação de espaços ou convidados. Vários representantes de mamulengos, como a associação de Glória do Goitá, o Patrimônio Vivo Zé Lopes, pontos de cultura, além de diversos artesãos independente. O pavilhão funciona entre os dias 18 a 27 de julho, com horários estendidos nos fim de semana.
A Ç Õ E S   D O   G O V E R N O   N O  F I G
SEGURANÇA - O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) chega, em 2019, à sua 29ª edição e, com o intuito de garantir que os moradores e turistas curtam o evento de forma tranquila e segura, a Secretaria de Defesa Social (SDS) conta com um plano estratégico especial para a região, que será colocado em prática entre os dias 18 e 27 de julho.
Neste período, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, ativará 2.403 postos de trabalho, o que garantirá reforço na segurança de todos os polos de festa, como a Praça Mestre Dominguinhos e o Parque Euclides Dourado. Neste primeiro, será montada uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que será responsável pelo videomonitoramento nos locais de shows e apresentações.
Também fortalecendo o trabalho preventivo, o Corpo de Bombeiros montará plataformas elevadas na Praça Mestre Dominguinhos, assim como terá viaturas de prontidão no local. Ao todo, 180 postos de trabalho serão ativados pela unidade para garantir à segurança de quem for conferir a festa nos palcos de evento. Além disso, o 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, localizado em Garanhuns, estará de prontidão para dar apoio aos profissionais em campo. Antes da festa, o Centro de Atividades Técnicas (CAT) estará empenhando profissionais nas atividades prévias para autorização das estruturas que participarão das festividades.
Para o atendimento a população, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) terá um reforço de 240 postos de trabalho durante e o período e montará uma Delegacia Móvel na Praça Mestre Dominguinhos. No local, poderão ser realizados boletins de ocorrências. Já os casos que precisem de confecção de TCO´s e lavratura de prisão em flagrante serão encaminhados para a estrutura física montada no Posto de Comando Interligado ou para a Delegacia de Plantão da 134ª Circunscrição Policial.
Por fim, o trabalho da Polícia Científica será realizado normalmente na Unidade Regional de Polícia Científica de Garanhuns, inaugurada no ano passado. O serviço, que funciona 24 horas, já realiza perícias criminais em local de crime, drogas, balística e identificação veicular, assim como perícias médico-legais em vivos: traumatologia e sexologia forense, além de identificação criminal e elaboração de retrato falado.
CONSERVATÓRIO - Entre os dias 18 e 27 de julho, será realizada a 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A festa, que conta com dezenas de polos espalhados pela cidade, mantém a tradição e contará com várias apresentações do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) para embelezar ainda mais o evento. Toda a programação do CPM será realizada na Catedral de Santo Antônio, sempre às 16h e 21h.
Na quinta-feira (18), a partir das 21h, o Conservatório estreia nesta edição do FIG com um tributo a Luiz Vieira, trazendo atrações como Altemar Dutra Jr., Claudette Soares, Eliana Pittman e Márcio Gomes. Na sexta (19), às 16h, a Orquestra de Câmara de Pernambuco se apresenta ao lado da solista Carmen Monarcha, sob a regência do maestro José Renato Accioly. Mais tarde, o cantor Ayrton Montarroyos leva aos presentes o show ‘Mergulho no nada”.
A programação segue durante todo o final de semana, tendo no sábado (20) os shows de Sagrama e Antônio Nóbrega, às 16h, e encerrando a noite de espetáculos do CPM com Alexandre Caldi e Quarteto Encore, com o show “Buarqueanas”. No domingo (21), a Orquestra de Câmara volta a se apresentar, desta vez com o coro de Câmara do CPM e Liberi Cia Artística. A apresentação também será comandada por José Renato Accioly. Leila Pinheiro fecha o dia com um show às 21h.
A primeira semana é encerrada, na segunda-feira (22), com Sheyla Costa, trazendo o espetáculo intitulado ‘Na pele de Elis’, onde apresenta os principais sucessos da cantora Elis Regina. Ela será acompanhada pela Orquestra Matéria Prima. À noite, Leonardo Neiva (canto) e Leo Mancini (violão e guitarra) presenteiam o público com um show acústico.
Nos últimos dias do Festival de Inverno de Garanhuns, o Conservatório Pernambucano de Música Leva Duo Siqueira Lima para apresentação na sexta-feira (26), enquanto Boca Livre e João Bosco fecham a participação do CPM no sábado (27).
SAÚDE – No período da 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), o foco das ações da Secretaria Estadual de Saúde será a prevenção e a vigilância em Saúde. Com o intuito de inibir a combinação do álcool e direção, haverá a presença permanente da Operação Lei Seca de 17 até o dia 28 de julho.
O Programa Estadual de IST/Aids levará testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites para Garanhuns, entre 18 e 27/07. A ação será realizada no ônibus do projeto Prevenção para Tod@s e terá capacidade para acolher até 100 pessoas por dia. Além disso, a 5ª Gerência Regional de Saúde (Geres) vai montar na Praça Mestre Dominguinhos, o Chalé da Saúde com ações educativas em parceria com os municípios da área de abrangência da Regional. De segunda a quinta, a testagem será das 15h às 20h, no Parque do Eucalipto. De sexta a domingo, das 20h às 24h (local a definir). Ao todo, cerca de 12 profissionais atuarão na estratégia, que tem custo estimado de R$ 50 mil.
Em outra ação educativa da Secretaria Estadual de Saúde, haverá uma intervenção para chamar a atenção de condutores e motociclistas sobre os acidentes de trânsito.
A 29ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) contará com reforço da Operação Lei Seca (OLS). Durante todos os dias do festival, blitze simultâneas serão montadas próximas aos locais onde ocorrem os principais shows. Os horários de ação serão adequados ao fluxo do movimento do Festival, dando prioridade às ações de fiscalização e educação, para diminuir os índices de acidentes de trânsito.
A OLS ainda vai distribuir materiais educativos (panfletos, bafômetros descartáveis e adesivos) referentes à prevenção aos acidentes com transportes terrestres. Durante o Festival, duas equipes, com 22 profissionais, atuarão permanentemente em Garanhuns.
A Secretaria vai instalar o Chalé da saúde, na Praça Mestre Dominguinhos, onde os profissionais do Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto (CRPAM) da 5ª Gerência Regional de Saúde e dos municípios que compõem a Regional irão atuar em ações educativas de prevenção aos acidentes com transportes terrestres. Cerca de 30 pessoas vão atuar por noite na iniciativa.
Durante o mês de julho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) promove um mutirão para a realização de cirurgias de catarata, garantindo o tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), com a oferta de 2.750 procedimentos aos pacientes pernambucanos. Em Garanhuns, os procedimentos serão realizados na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) do município. A expectativa é que a unidade, realize 700 cirurgias extras durante o mutirão.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL – Com o objetivo de garantir os direitos da criança e adolescentes, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, ganha as ruas de Garanhuns com a campanha Criança é pra ser cuidada e protegida. Entre os dias 18 a 27 de julho, a cidade contará com ações do programa Atenção Redobrada, que é focado no enfrentamento ao abuso e exploração sexual, consumo indevido de bebidas alcoólicas, trabalho infantil, situação de rua, entre outras violações com o público infantil. Para isso, a SDSCJ realizou uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, além de conselhos tutelares.
A expectativa da SDSCJ é realizar ações em 100 estabelecimentos comerciais de Garanhuns e distritos, abrangendo bares, hotéis, postos de gasolina, restaurantes e supermercados. Esse trabalho tem o objetivo de promover a conscientização dos comerciantes em relação à proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, ao trabalho infantil e à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Em articulação com o município, a SDSCJ também garantiu a realização de uma blitz social que será realizada junto à Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Operação Lei Seca e Secretaria de Saúde de Pernambuco.
Antes do início das festividades, será realizada uma oficina com os técnicos municipais a temática Prevenir para Proteger: Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.
Durante o mês de julho, a Caravana do 13º do Bolsa Família, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, estará nos municípios do Agreste Meridional. Pelo menos nove cidades receberão informações do programa nos dias 22,24,25 e 26 de julho, esclarecendo detalhes sobre a iniciativa. A Caravana vai passar por Brejão, Bom Conselho, Capoeiras, Caetés, Angelim, São João, Lagoa do Ouro, Correntes e Saloá.
A Secretaria Executiva de Segmentos Sociais vai promover uma série de ações com o objetivo de fortalecer os segmentos da sociedade. Entre elas, um debate sobre a criminalização da homofobia pelo STF, uma ação educativa de conscientização sobre o envelhecimento da população e as violações contra pessoa idosa, além de rodas de diálogo com comunidades quilombolas de Garanhuns.
PREVENÇÃO ÀS DROGAS – O Festival de Inverno de Garanhuns 2019 contará com servidores, técnicos e arte-educadores oferecendo informações, cidadania e muita atitude frente ao álcool e outras drogas. A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas preparou várias ações dos seus principais programas para os dias de música, cultura e frio.  O Programa Atitude estará nas ruas, o Juventude Presente promoverá um Papo Reto com os mais jovens e o Programa Governo Presente articulará uma Ação de Cidadania, na cidade.
O Programa Atitude terá equipes nas ruas em dias estratégicos nas duas semanas do FIG. Os técnicos do Atitude nas Ruas fazem contato com os jovens para oferecer informações de saúde, distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e panfletos que apresentam o Programa Atitude: uma iniciativa de acolhimento, redução de riscos e de danos entre os usuários de drogas lícitas e ilícitas. O Atitude nas Ruas estará nos palcos Mestre Dominguinhos, Pop, Instrumental e no palco do Forró.
A secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas também promoverá ações da campanha de controle de venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. Essas ações procuram dar publicidade à proibição legal de vender, dar ou oferecer álcool para consumo a adolescentes e a crianças. As ações vão ocorrer em bares, restaurantes, quiosques e outros pontos de venda de bebidas alcoólicas. Outras ações programadas são as blitze educativas de prevenção à violência e às drogas.
O Juventude Presente programa uma rodada de diálogos sobre prevenção à violência, tipo Papo Reto. O formato Papo Reto é um modelo de troca de informações, no qual os adolescentes, jovens e militantes das causas juvenis são convidados a dialogar sobre um assunto. O modelo tem mão dupla no fluxo das informações. Ele serve para o Governo de Pernambuco difundir suas políticas de prevenção à violência e às drogas para a juventude e também é o momento de ouvir os posicionamentos dos cidadãos com menos de 30 anos de idade.
O Governo Presente vai realizar, no sábado (dia 20), uma Ação de Cidadania: um mutirão de serviços do Estado, em parceria com a Prefeitura de Garanhuns e de empresas privadas interessadas em difundir seus serviços. Ação de Cidadania costuma reunir, a partir das 8h, pouco mais de 100 serviços, como emissão de 2ª via do RG, CPF, certidão de nascimento, casamento e óbito. Informações sobre mediação de conflitos, esclarecimento de direito do consumidor, registro no Benefício de Prestação Continuada (BCP) e inscrição no Programa Bolsa Família, para citar os serviços mais procurados. Há vários serviços e difusões de informações relacionadas à saúde, como exames de mamografia, colo de útero, aferição de pressão sanguínea, teste de glicemia no sangue, HIV e sífilis. Empresas como a Compesa e a Celpe têm na Ação de Cidadania um posto de negociação de dívidas.
TURISMO - A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, promove diversas ações para o trade turístico e público final durante o 29º Festival de Inverno de Garanhuns. O evento acontece dos dias 18 a 27 de julho, em Garanhuns, no Agreste pernambucano.
A Diretoria de Estruturação do Turismo (DET) da Empetur realizará duas ações. Entre elas, será feito um trabalho de sensibilização do trade turístico local sobre a importância do Cadastur. O cadastro nacional reúne todas as empresas devidamente licenciadas pelo Ministério do Turismo para prestarem serviços e a atividade turística.
Ainda sob a responsabilidade da DET, o CAT Móvel, unidade itinerante do Centro de Atendimento ao Turista viajará a Garanhuns, oferecendo atendente bilíngue para orientar o público sobre as principais rotas do Estado. O CAT atuará durante todo o FIG, disponibilizando material promocional dos destinos, incluindo folhetos da Rota 232, Rota 104, Rota da Confecção, Rota Rural e a folheteria Roteiros Turísticos. Serão distribuídos ainda mapas do Recife e do Litoral Sul e Norte de Pernambuco, em português, inglês e espanhol.
Na área da promoção turística, serão promovidas ações em diversas áreas da cidade, incentivando a interação do público. O objetivo é estimular a interação do público com a nova campanha de divulgação do turismo, Bora Pernambucar. Haverá sinalização especial ao longo da BR 232 e 423, além da presença de walkmídias (promotores com imagens dos destinos acopladas às costas), distribuindo adesivos e folheteria. Também será feita publicidade com mídia em TV, rádio e internet, sobre destacando o FIG – Maior festival de cultural do Brasil, com o mote da nova campanha.
MULHER – O Festival de Inverno de Garanhuns – FIG 2019 – entra para o cenário nacional como o maior festival de cultura do Brasil. A Secretaria da Mulher de Pernambuco – SecMulher-PE -  vai estar na região e em Garanhuns com ações nas áreas de segurança pública, inclusão da mulher no mercado de trabalho, atendimento na Ouvidoria da Mulher e visitação nos Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres.
Nos dias 23, 24 e 25 de julho, a campanha Violência contra a Mulher não dá Frutos estará nos municípios de Garanhuns, Brejão e Bom Conselho levando atendimento jurídico, psicossocial e rodas de diálogo para as mulheres das comunidades rurais. A unidade móvel, mais conhecida como ônibus lilás, realiza a roda de conversa, na manhã do dia 23, na Comunidade de Castainho e à tarde estará no Distrito de Miracica. Já no dia 24, a visita será feita à Comunidade de Santa Rita (manhã) e Sítio da Baixa Verde (tarde). O último município que receberá as profissionais será a Comunidade Sítio Jerimum (tarde).
Na ação de inclusão das mulheres no empreendedorismo, a SecMulher em parceria com a AD-Diper/Centro do Artesanto de Pernambuco, estará com grupos de mulheres artesãs das regiões próximas e de Garanhuns comercializando as peças produzidas que refletem a cultura da cada município.
No FIG 2019, as mulheres terão atendimento especializado através da Ouvidoria da Mulher que atende pelo 0800-281.8187. A ouvidora Sileide Oliveira participa da unidade de atendimento, de 18 a 21 de julho, recebendo as mulheres e realizando as consultas. A Ouvidoria da Mulher é um canal de comunicação entre a população e a SecMulher. Através dele as pessoas podem fazer solicitações, denúncias, reclamações e sugestões.
A secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro e equipe vão visitar 16 prefeituras da região e os Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres. A visita tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas cada localidade através de reuniões de alinhamento.
INFRAESTRUTURA – A PE-177, uma das principais rodovias do Agreste Meridional do Estado, está recebendo, desde o início de junho, ações de requalificação através do Programa Caminhos de Pernambuco, como capinação, recuperação asfáltica e limpeza dos dispositivos de drenagem. Estão sendo contemplados os trechos do Km 0,0 ao Km 6,0, e do Km 12,5 ao Km 18,5, sentido Quipapá/Garanhuns. O trabalho de requalificação asfáltica está com 35% de execução.
A iniciativa está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, com prazo de conclusão previsto para primeira quinzena do próximo mês de julho. As ações vão melhorar a trafegabilidade na rodovia, proporcionar mais segurança e conforto aos usuários, além de facilitar o escoamento da produção agrícola e da bacia leiteira.
Na questão do abastecimento de água durante o FIG, a Compesa garante a distribuição diária para quase todos os bairros de Garanhuns.
DESENVOLVIMENTO URBANO – O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE, por meio da Diretoria de Engenharia e Fiscalização de Trânsito, vai levar para o Festival de Inverno de Garanhuns, a Operação Prevenção, sob o título “Segundo que salvam vidas”. Como prevenção, será disponibilizado pelos agentes de trânsito o etilômetro para as pessoas que estão participando das festividades façam o teste de alcoolemia “Antes de Pegar o veículo”, para pegar a estrada, e, caso seja constatado o uso do álcool, os agentes solicitaram aos motoristas que passem a chave do carro para quem não bebeu.
Além disso, os agentes de trânsito estarão dando dicas de segurança no trânsito, alertando sobre o perigo da mistura fatal de álcool e direção; condução de veículo falando ou manuseando o celular; uso correto de cadeirinha, acento de elevação e bebê conforto; uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo; uso correto dos equipamentos de segurança na condução de motos; e as condições dos pneus e do sistema elétrico dos veículos e a maneira correta de acondicionamento das bagagens.
Paralelo a isso, técnicos da Diretoria de Operações estarão com o Detran Itinerante, acompanhado da Coordenadoria de Educação para Trânsito, que consiste em um equipamento com todos os serviços disponibilizados em uma loja do shopping. O ônibus é climatizado e conta com três guichês de atendimento, gerador próprio e computadores com acesso a internet para fazer o atendimento interligado com a base de dados do Detran-PE, onde estão sendo oferecidos serviços de emissão da Nada Consta; Renovação e 2ª via da CNH; Captura de Imagem; emissão de taxas, multas e agendamento de serviço.
MEIO AMBIENTE – A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) estão levando para a programação do FIG 2019 vídeos sobre as Unidades de Conservação de Pernambuco, exposição fotográfica de animais silvestres, contação de histórias e cordel e dicas de consumo consciente.
Uma das ações que vai levar conscientização ambiental para quem vai curtir o festival são vídeos que serão exibidos nos palcos mostrando a importância de reduzir a utilização de plástico, como ele polui o meio ambiente e como podemos ajudar nessa redução. Os vídeos serão exibidos em vários horários, durante todo o período do festival, que vai de 18 a 27 de julho. A exposição fotográfica “Animais Silvestres: Eles precisam de nós”, revela como o tráfico de animais, a caça, a criação indevida dessas espécies é prejudicial para a biodiversidade brasileira. A mostra será realizada na Galeria Galpão, de 18 a 27 de julho.
Outra atração que vai mostrar ao público a beleza das áreas protegidas do estado é o cine ambiental. Serão seis curtas-metragens sobre as Unidades de Conservação Pernambucanas.  A exibição no Cine Eldorado será de 19 a 26 de julho, todos os dias às 10h30, e nos dias 19 e 23 de julho, também haverá exibição às 21 horas.

O público infantil também será contemplado com a contação de história “Herói de sete cores”, que pretende encantar o público com as aventuras de uma das espécies de aves do Nordeste Brasileiro: o pintor-verdadeiro. Ainda tem declamação de cordel “Lixo: e eu com isso?”, que mostra de forma lúdica como todos podem contribuir com a redução de resíduos e ajudar o meio ambiente. As apresentações serão na Praça da Palavra, sempre às 15 horas.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem