A temporada 2019 do evento ‘A Magia do Natal’ foi aberta oficialmente - Garanhuns Eventos - Aqui seu evento e bem divulgado

Últimas Notícias

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

A temporada 2019 do evento ‘A Magia do Natal’ foi aberta oficialmente


A temporada 2019 do evento ‘A Magia do Natal’ foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira (8), em Garanhuns, no Agreste Meridional de Pernambuco. A festa, que segue com programação cultural até o dia 31 de dezembro e decoração temática até 06 de janeiro, reúne mais de 160 apresentações, entre atrações nacionais, regionais e locais. A cerimônia de abertura reuniu milhares de pessoas em frente ao principal polo do evento, o Palácio Celso Galvão, no centro da cidade. Durante o espetáculo, o público ainda conferiu o acender das luzes das principais vias de Garanhuns e a abertura das praças do Relógio de Flores e da Fonte Luminosa. São mais de 2 milhões de pontos de LED espalhados pela cidade. 

A abertura começou com a apresentação da Orquestra Manoel Rabelo (Omara), genuinamente garanhuense e reativada em 2013, que recebeu a plateia. A cantora Andrea Amorim e o ex-vocalista da banda Calcinha Preta, Rogério Valença, foram convidados especiais da Omara e apresentaram a música “How Can I Go On”, da banda britânica Queen. Em seguida, o prefeito Izaías Régis cumprimentou o público e destacou a relevância econômica, turística e cultural que o evento tem no calendário brasileiro. “Minha alegria em ver Garanhuns hoje me deixa sem palavras. Eu só tenho a agradecer, ver Garanhuns lotada de turistas, a cada ano, e movimentando a economia da população”, destacou. 

Durante a abertura, artistas em pernas de pau falaram sobre o nascimento de Jesus. O público também conferiu o espetáculo “João e Maria em um sonho de Natal”, que reuniu música, teatro, dança e literatura em uma só apresentação; produzido pela Companhia Fisa D’Arte, formada por Isabel Bortnik e Filipe Bortnik, a peça é uma adaptação natalina do conto de João e Maria, que vão à floresta em busca do Papai Noel e passam por diversas aventuras. 



Encerrando a noite, a atração surpresa, a cantora Amanda Back levou ao palco um show de Música Popular Brasileira (MPB) com Marcos Cabral e Aldecy Souza. O show contou com a participação dos cantores garanhuenses Belinha Lisboa, Celino Melo, Karla Cybele, Léo Barros e Paula Viller. 


Decoração — Quem chega pela principal via de acesso a Garanhuns, já pode encontrar o pórtico localizado na BR-423, decorado com detalhes dourados, amarelos e vermelhos. Ao longo da cidade, diversos pontos recebem ornamentação natalina, como a Praça Tavares Correia, em que o público pode encontrar o Relógio das Flores. A decoração do espaço conta com elementos tradicionais como árvores, guirlandas e presentes, a ornamentação também traz o cenário de uma antiga vila natalina com personagens e carros de época. O ponto turístico revela uma homenagem especial aos turistas que abraçam o evento, com personagens passeando pelo espaço. Ideal para fotografias, a praça conta com uma guirlanda gigante e túneis de espelhos que passam a ilusão de ótica com vários reflexos. Escorregos, balanços acessíveis para pessoas com deficiência física e outros brinquedos interativos. O incentivo à leitura também será trabalhado, com um cenário cheio de mensagens sobre a cidade. Estudantes da Rede Municipal de Ensino e o público em geral poderão conferir contações de histórias e intervenções literárias no local durante a festa natalina. Em frente à Praça Tavares Correia, um brilho especial toma conta da avenida Rui Barbosa, com árvores iluminadas e anjos que anunciam a chegada da festa. 


Chegando à Praça Souto Filho, conhecida popularmente como Fonte Luminosa, o lado lúdico do Natal é percebido com um jardim cheio de flores, carrosséis, balanços, escorregos e casas em miniaturas, além da maior árvore de Natal da festa que, este ano, mede mais de 17 metros. Fadas, gnomos, duendes trazem a proposta do lado mágico da festa. A praça também trará iluminações de led, com portais iluminados. A Fonte Luminosa também trará uma mensagem de sensibilização quanto à preservação do meio ambiente. 


Na avenida Santo Antônio, a temática religiosa está presente na decoração. Bíblias gigantes com versículos que contam o nascimento do menino Jesus também estão instaladas na avenida. Uma homenagem aos artistas de Garanhuns, com peças em formato de notas e instrumentos musicais com detalhes dourados também é vista. A Casa do Papai Noel, localizada em frente ao Palácio Celso Galvão, receberá as crianças, que poderão visitar o Bom Velhinho após os tradicionais desfiles durante os finais de semana.


O Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal, emociona a todos, com a representação do nascimento de Cristo. O prédio histórico apresenta o presépio montado com os animais, os reis magos, o pastor com a ovelha, todos indo ao encontro de Jesus, além de anjos anunciando o nascimento, e Maria e José na parte superior com o menino Jesus na manjedoura, totalmente iluminados, celebrando o verdadeiro sentido do Natal. 

Durante a montagem da ornamentação, em média 120 pessoas, entre servidores da Prefeitura e contratados, trabalharam na confecção e manutenção de peças de personagens construídos com fibra de vidro, porcelana, madeira, ferro, entre outros materiais, espalhados nas praças, parques e pontos turísticos de Garanhuns. 

No quesito iluminação, estão sendo utilizados mais de 30 mil metros de mangueira de LED, mais de 45 mil metros de cordão de LED estático, mais de 2 mil metros de fitas de LED’s, além de cerca de 500 tubos de iluminação com tecnologia de LED nos tamanhos variados, entre 20 centímetros a 1 metro. A decoração conta com mais de 1.000 piscas do tipo ‘Strobo’, e aproximadamente 500 peças de iluminação, sendo elas refletores, spots, lâmpadas e outros. São mais de 2 milhões de pontos de LED. 


Programação — A programação da festa trará grandes nomes da música nacional ao Palco Prefeitura, principal polo do evento, que concentra apresentações nas sextas-feiras, nos sábados e domingos do período. Além de corais, encenações teatrais, ballet, pastoris, xaxado e reisados, o polo, instalado em frente ao Palácio Celso Galvão, receberá os shows nacionais de Quinteto Violado (16/11), Adilson Ramos (23/11), Os Incríveis (30/11), Elymar Santos (07/12), The Fevers (14/12), Leonardo Sullivan (20/12), Marina Elali e Maestro Eduardo Lages (21/12), José Augusto (21/12) e Altemar Dutra Júnior (28/12). 


Um comentário:

As mais lidas da semana